O estádio Juvenal Lamartine, localizado na região mais nobre de Natal, apesar da proibição para receber público tem sediado competições de base, de futebol feminino e funcionado como centro de treinamento para a Escola de Arbitragem da FNF. Na temporada 2020 sediou mais de 140 partidas de futebol e outras tantas agora em 2021.
Além disso o JL vem sendo utilizado por clubes da Primeira Divisão como campo de treino, como o Santa Cruz de Natal está fazendo agora.
O dirigente do Tricolor, Lupércio Segundo postou na rede social dele, um vídeo mostrando que destaca o quanto está bem bem cuidado o JL e elogiou a ação da FNF.
Conversei com o presidente da Federação Norteriograndense de Futebol, José Vanildo que está na CBF, sobre a possibilidade do JL sediar alguns jogos do Estadual e as negociações com o Governo do Estado
” Estive recentemente com o Vice Governador Antenor Roberto tratando do Juvenal Lamartine. Estamos tentando chegar a um entendimento para regularizar o controle do estádio, que é patrimônio público tem mais de 100 anos e foi doado para a FNF já tem igualmente quase um século sob a gestão da federação. É um equipamento tombado pelo Patrimônio Histórico do Município e do Estado e não pode ser transformado para outro que fim que não seja o futebol”
Reformas
” Toda a reforma e manutenção do estádio Juvenal Lamartine vem sendo feita com recursos da FNF. Aquela arquibancada histórica, de madeira foi retirada mas está preservada e vai passar por um processo de restauração. Hoje infelizmente, apesar de receber mais de 100 competições por ano não pode receber público e isso impede também que seja utilizado para competições profissionais”.
Leia também
Federação vai recorrer até a última instância para evitar saída do Juvenal Lamartine
Revitalização do estádio Juvenal Lamartine, um projeto para o futuro do futebol potiguar
Uma possibilidade que vem sendo discutida é a criação de uma Fundação formada pelo presidente da FNF, por desportistas, historiadores e profissionais ligados à engenharia e arquitetura para a gestão conjunta do estádio Juvenal Lamartine, que pode ser transformado em um Centro de Excelência para a formação de atletas, atendendo basicamente jovens e crianças carentes.
É torcer para que o Governo do Estado que tem marcado posição por ações em favor do futebol olhe com atenção para a questão do estádio Juvenal Lamartine, que a “governadora do futebol” Fátima Bezerra seja sensível à transformação do velho estadinho do Tirol, neste Centro Formador de Atletas e em um estádio alternativo, como é o caso do PV em Fortaleza e do Nhozinho Santos em São Luis.