Prefeitura critica Idema e reafirma que criará espaço de lazer: “Natal terá um parque”

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Natal criticou o posicionamento do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), contrário ao uso da área de escolha do município para a construção do Parque Linear. A cidade reafirmou que construirá um parque, ainda que sua tipologia seja definida por meio de uma avaliação ambiental, ainda em andamento. O pronunciamento veio por meio de nota nesta quarta-feira (22).

Com isso, o Município entende que seu estilo, ou seja, linear ou não, ainda pode ser revisto. Mas o espaço será viabilizado.

Na nota, a Prefeitura afirma que o Idema demonstrou uma “postura radical” e “falta de compromisso” com o diálogo e com o desenvolvimento sustentável do RN.

O Município afirmou que a implantação de um espaço de lazer é um desejo da população, manifestado no Plano Diretor. Como referência, o município citou empreendimentos como o Bosque dos Namorados e as trilhas do Parque das Dunas, como exemplos de espaços sustentáveis incentivados por legislações.

Em nota divulgada na quarta, O Idema alertou que parte da área prevista para a construção do parque linear pela Prefeitura de Natal está inserida em uma zona de preservação integral, onde edificações permanentes e atividades com grande fluxo de pessoas são proibidas por lei. 

Segundo o órgão, o local não é compatível com o projeto apresentado pelo município.

Leia a nota completa:

“O Município reafirma que Natal terá um parque. E, sua tipologia dependerá do estudo que está sendo feito sobre a Flora, Fauna e avaliação ambiental e legal existente na atualidade.

O IDEMA demonstra, mais uma vez, uma postura radical e falta de compromisso com o diálogo e com o desenvolvimento sustentável do RN.

O Instituto despreza ainda, outros valores constitucionais como lazer, turismo, geração de renda e sobretudo, a vontade da população que apontou no Plano Diretor – recentemente revisado -, contribuições para se fazer próximo à avenida Roberto Freire, um equipamento para lazer, qualidade de vida e bem estar.

Por oportuno, cabe lembrar que eventuais supressões vegetais serão compensadas em dobro e ressalte-se que o mundo todo já trabalha com a lógica da compensação. Como exemplo, podemos citar a construção do Shopping Rio Mar em Recife, que foi construído utilizando parte de um mangue daquela cidade.

A própria legislação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei federal 9985/2000) incentiva equipamentos como o que a Prefeitura de Natal pretende e irá implantar. Prova disso é o próprio Bosque dos Namorados e trilhas dentro do próprio Parque das Dunas.

A população deve ficar tranquila, pois a Cidade do Natal terá um parque equilibrado onde irão conviver todos os valores constitucionais mencionados acima.

Natal continuará avançando em Sustentabilidade”.