[VÍDEO] ‘Se Biden não está em condições, é melhor tomar uma decisão’, diz Lula

Presidente Lula (PT) em entrevista à rádio Princesa, de Feira de Santana (BA) - Foto: YouTube / Reprodução
Presidente Lula (PT) em entrevista à rádio Princesa, de Feira de Santana (BA) - Foto: YouTube / Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (1º) que o debate norte-americano entre Joe Biden e Donald Trump expôs a “fragilidade” do candidato democrata. Para o petista, entretanto, a decisão sobre continuar ou não no pleito deve ser dele, porque só Biden sabe seu real estado de saúde.

“Se ele está bem, ele é candidato. Se ele achar que está em condições, ótimo. Mas, se ele não está, é melhor tomarem uma decisão. O que foi chato e desagradável é que no debate expuseram muito a fragilidade do Biden”, declarou Lula.

Joe Biden e Donald Trump estiveram frente a frente em um debate pela primeira vez em quatro anos na última quinta-feira (27). Durante 90 minutos, o democrata se apresentou oscilante e confuso em diversos momentos.

Durante o debate, Trump voltou a fazer afirmações infundadas sobre a eleição de 2020, enquanto Biden falou rapidamente e às vezes pareceu perder o rumo em suas respostas. Acusou o republicano de mentir e de representar uma ameaça à democracia.

Lula, em entrevista à rádio Princesa de Feira de Santana (BA), chamou Trump de mentiroso. Também declarou que as eleições norte-americanas são importantes para o mundo todo.

“E do outro lado um cidadão mentiroso, porque disse, segundo o New York Times, contou 101 mentiras no debate e do outro lado o Biden com uma certa morosidade para responder às coisas, mas quem sabe da saúde dele é ele, não sou eu”, disse.

E completou: “Eu acho que tem que ser levado em conta, porque a eleição nos Estados Unidos é muito importante para o resto do mundo, não é para os EUA, é para o mundo”.