
O atentado a tiros sofrido no último sábado (8) por trilheiros em veículos 4×4, e que deixou uma jovem ferida, nas dunas de Jacumã, em Ceará-Mirim, ocorreu em uma área privada. A informação foi concedida pelo comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo, durante entrevista na tarde desta quarta-feira (12).
Veja o vídeo abaixo:
Ainda de acordo com as informações das forças policiais, o grupo atacado não era composto por jipeiros e buggeiros profissionais.
Leia mais:
Segundo Alarico, a PM reuniu militares responsáveis pelo policiamento no litoral potiguar para coordenar as ações na área e dar eficiência ao patrulhamento nas regiões. Ele reforçou que outras reuniões serão realizadas, incluindo também a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e o Idema, para a regulamentação das áreas de dunas, e o esclarecimento de quais são privadas e quais são públicas.
“A gente precisa saber onde agir. E para isso tem que haver uma regulamentação de áreas pré-definidas, onde pode e onde não pode. Vamos realizar outras reuniões para chegar a esse ponto”, disse.
De acordo com o delegado de Ceará-Mirim, Felipe Câmara, as motivações e a autoria do crime ainda estão sendo investigadas. Ele informou que outra ocorrência, envolvendo disparos de arma de fogo, foi registrada na noite de sexta-feira (7) em Jacumã.
Lei
A Lei Ordinária nº 10.953, de 21 de julho de 2021, regulamenta a atividade off-road no Rio Grande do Norte. A lei foi de autoria do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do estado.
A lei reconhece o off-road como esporte de aventura e radical, e de importante valor cultural e turístico para o estado.
A lei estabelece que o Poder Executivo Estadual deve:
- Mapear as áreas de interesse para a prática do off-road
- Identificar as condições de acesso às áreas de interesse
- Adotar medidas para garantir o acesso livre às áreas de interesse
- Caracterizar os problemas ambientais das áreas de interesse
- Propor soluções para evitar ou mitigar os problemas ambientais
- Apoiar iniciativas de divulgação da prática do off-road
A lei também permite a criação de parcerias com estados ou municípios circunvizinhos para divulgar e manter a atividade na região.