Cade abre investigação para apurar conduta de sindicatos de combustíveis; RN é um dos alvos

Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) instaurou Inquérito Administrativo para investigar a atuação de dirigentes dos sindicatos de revendedores de combustíveis dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. O Cade já possui investigação aberta em relação ao sindicato do Distrito Federal.

Segundo representação realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, os dirigentes dos sindicatos realizaram declarações públicas que sinalizavam reajustes de preços, o que pode implicar no aumento coordenado pelos revendedores de combustíveis.

A sinalização pública de preços tem sido objeto de preocupação de diversas autoridades de defesa da concorrência, uma vez que podem resultar no aumento de preços de produtos e serviços de maneira coordenada.

A partir da instauração do inquérito, a SG/Cade iniciará a instrução e a coleta de evidências adicionais da conduta. Após essa fase, a SG/Cade poderá decidir pela instauração de Processo Administrativo.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos/RN) foi procurado pelo Grupo Dial para responder a respeito, mas argumentou que ainda não tinha sido notificado pelo Cade e aguarda isso para divulgar seu posicionamento.